Cabec-basico-vazado.jpg b-quem_somos.jpg b-filosofia.jpg b-treinamento.jpg b-escolaridade.jpg b-produtos.jpg b-aconteceu-cl.jpg b-inclusao.jpg b-colabore.jpg b-fale.jpg cb-9-Maria-Helena-Bordando.gif

Aconteceu na Alternativa

Ano de 2016.

Veja também os eventos do
Ano de 2015
CLIQUE
Aviso: versões nem sempre exatas.
.

Almoço Mineiro

Dia 02 de abril
O Almoço Mineiro é obra de nossa amiga a "chef" Valéria. A Marta, mãe da artesã Ana Cláudia, incansável, tem sempre uma atuação indispensável.
Graças a estas duas amigas e às nossas auxiliáres, foi possível manter as mesas de serviço sempre abastecidas.
A frequência foi muito boa, chegando a um certo congestionamento na entrada, habilmente controlado pela calma e competência da Cida, nossa Assistente Social.
Os nossos convidados, os artesãos e a equipe da Alternativa distribuiram-se pelas diversas instalações e puderam almoçar confortavelmente.
Depois do almoço também divertiram-se jogando o Bingo.
Após a galinhada, houve o Bingo, sempre com prendas muito boas, graças à colaboração de amigos que sempre comparecem.
Quem conduziu o Bingo foi a Cláudia, nossa secretária multifuncional que, cada vez mais, se revela uma ótima animadora de platéias.
São 7 jogadas, cada uma com 3 prendas. Os contemplados receberam os prêmios das mãos de nossos artesãos.
topo.gif

14º Bazar do Dia das Mães

Dias 06 e 07 de maio
Como sempre, na véspera do Dia das Mães e pelo 14º ano, organizamos o nosso Bazar do Dia das Mães e mais uma vez pudemos constatar que nossos Bazares se mantém em excelentes níveis de movimentação.
Isso se deve aos nosso amigos fieis que nos prestigiam e ao esforço desses amigos e dos nossos expositores (bazaristas) em divulgar o evento.
O artesanato é a base pedagógica do trabalho de profissionalização realizado na Alternativa e a par dos nossos produtos a maioria dos bazaristas oferece artesanato de alta qualidade..
Nos Bazares não faltam produtos para as crianças, como as bonecas e bichos de meia e pano e livros, mostrados abaixo:
A organização do Bazar se estende por 2 a 3 meses sempre com a pesquisa de novos produtos e sempre buscando a melhor qualidade. Muitos dos nossos amigos expositores estão conosco há vários anos e, se depender de nós, assim continuarão, entretanto prosseguimos em busca de novidades para oferecer aos nossos visitantes.
Ao lado alguns stands com joias e semijoias.

Abaixo mostramos a relação dos expositores e seus produtos.
No final da tarde de sábado fazemos um sorteio de um produto da Alternativa. Os visitantes, os expositores e o pessoal da associação, preenchem um cupom que é colocado em uma urna.
Sempre acabamos tendo mais de uma prenda sorteada e neste ano alguns dos bazaristas ofereceram produtos seus para serem sorteados
Neste ano o prêmio da Alternativa foi um cachepot - elaborados pelos artesãos (nossos atendidos) - com um vaso de flores.
Ao lado o momento em que a Cláudia, nossa secretária, aguarda a Tais Conceição, uma das mais recentes artesãs da casa, retirar um dos cupons.
Não seria necessário descrever a satisfação de nossas bazaristas que oferecem produtos de cartonagem e feltragem por terem sido as premiadas com o cachepot.
topo.gif

Festa Junina

Dia 25 de junho
A Festa Junina é uma oportunidade excelente para a integração de pais, parentes e amigos com os artesãos em seus ambientes de trabalho.

A entrada, o corredor lateral e o pátio são enfeitados com folhagens, tradicionalmente fornecidas pelo nosso amigo Marcílio.
Os jogos são tão concorridos que as prendas (por sinal muito boas) acabam antes do fim da festa!
Também não faltam os doces típicos, bolos, gentilezas das famílias dos artesãos e de nossos amigos, pasteis e cachorro quente, quentão, vinho quente, refrigerantes, cervejas, etc.
Doces e cachecois lindos!
Pasteis e cachorros-quentes!
Vinho-quente
Quentão
Refrigerantes
Cervejas!
Da quadrilha, animadíssima, participam artesãos, instrutores, familiares e amigos, sempre sob o comando da Lourdes psicóloga e ao som do sanfoneiro.
Neste ano vieram ajudar a animar a festa os Doutores da Alegria, a quem agradecemos muito!
São inúmeras as pessoas que colaboram com a Alternativa e queremos agradecer a elas na pessoa da nossa antiga artesã, a Luciana, que tradicionalmente contribui para o pagamento do sanfoneiro e sua bandinha.
topo.gif

Tradicionalíssima Feijoada Completa

Dia 27 de agosto
O almoço mais concorrido da Alternativa é a Feijoada. Isso se justifica porque a Lourdes Voya, nossa amiga e ex-presidente da associação faz isso com o maior carinho e carrega nos pertences.

Feijão preto com todos os pertences a que tem direito, arroz branco, couve e laranja. Para começar, uma caipirinha caprichada preparada pelo especialista Wagner.
Tivemos mais de 90 convidados, muitos dos nossos amigos já de muito tempo e vários novos que vieram se juntar a nós. Muitos artesão (nossos atendidos) também compareceram.
O pátio não foi suficiente e foram ocupadas também as salas das oficinas.
Em todos os almoços preparados pela Alternativa temos o Bingo que é cantado pela nossa Secretária multi-funcional Cláudia e oferece brindes bastante bons, a maioria doados por amigos e por expositores de nossos Bazares, que também são nossos grandes amigos.
São sete bingadas, cada uma com três prendas e, após cada uma, entre
todos os participantes da bingada, é sorteada mais uma prenda.
Grande concentração durante as bingadas. Um descuido e perde-se a oportunidade de ganhar o brinde anunciado!

Entre bingadas e sorteios, a par de uma ou outra pessoa com mais sorte que ganha mais de uma vez, os prêmios são bem distribuídos.
Os nossos artesãos também ganham!
Quando há empate é feito um sorteio entre os que bingaram.
topo.gif