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"SENTIR-SE ÚTIL"

TFM/073/2019/SMDHC/GAB

Aviso: versões nem sempre exatas.
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Projeto "SENTIR-SE ÚTIL"

Recursos decorrentes da verba parlamentar aprovada pela Vereadora Janaina Lima (NOVO).
Realização: Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania.
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Identificação

O objetivo operacional da entidade é proporcionar ao jovem, ao adulto e ao idoso uma vivência dinâmica com a percepção de sua capacidade de produzir e interagir socialmente na família, no grupo de trabalho e em ambientes sociais.

O objetivo básico do projeto “Sentir-se Útil” é, dentro das limitações da verba liberada, revitalizar a instituição buscando atingir, a médio prazo, sua autossuficiência econômica e condições adequadas de trabalho garantindo um atendimento contínuo de mais pessoas com deficiência intelectual.
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PRIMEIRO TRIMESTRE

Dezembro/2019 a fevereiro/2020
METAS DO MÊS
1 – Captação e divulgação.
- Recrutar um Técnico Administrativo.
- Iniciar uma rotina de interação do Técnico com os instrutores e artesão
– pesquisar opções para a captação de recursos.
- preparar vídeo para captação de recursos no exterior (Alemanha) e divulgação deste vídeo por meio eletrônico com texto vertido para o alemão.
- estudos sobre compensações (brindes físicos ou digitais) para doadores.

2 – Site e comunicações.
– avaliar e iníciar adaptação do Site.
- integrar os serviços de comunicação via redes sociais.

3 - Relacionamento.
– coletar os dados e criar o cadastro de familiares e responsáveis para agilizar as comunicações gerais ou particulares.
– preparar e enviar um primeiro boletim destinado aos Responsáveis informando sobre a próxima programação de datas.

4 - Profissionalização.
- primeiros estudos sobre sistematização dos controles e registros das atividades (definição de funções e responsabilidades) e sobre a criação de um organograma básico.
RELATÓRIO
Apesar de o contrato referente ao projeto ter sido assinado no dia 21 de novembro, para início em 1º de dezembro, devido a problemas com a conta do Banco do Brasil o depósito da verba só foi feito no dia 16/12/2019.

As tratativas em torno deste depósito e outros detalhes ocuparam uma parte significativa do tempo do Representante da Alternativa junto ao projeto (Mario Rossetto), bem assim o da Responsável Técnica (Sra. Cida), prejudicando bastante a realização de algumas ações previstas para o primeiro mês.
Foi realizado o Bazar de Natal.

A contratação dos técnicos para cuidar dos assuntos ligados ao Site e às redes sociais, bem como controle dos projetos, foi feita no dia 1º de dezembro, iniciando-se suas integrações com a equipe e os artesãos.

O primeiro adiantou contatos que estavam pendentes (como o cadastro no IPEA) e iniciou alguns novos (PayPal e Techsoup). A segunda, com formação jornalística, inteirou-se das mídias e dos contratos com a PMSP.

O site foi atualizado, iniciando a construção desta página de divulgação do projeto.

Foi esquematizado o cadastro interno de dados sobre artesãos e Responsáveis para sua elaboração no mês de fevereiro (devido às férias de janeiro de parte da equipe).
Também, devido aos atrasos acima referidos, postergou-se para fevereiro a remessa das primeiras comunicações tanto para os Responsáveis quanto para o chamado "público cativo" (pessoas que já tiveram contato direto com a Alternativa em algum momento.

Quanto a questão da profissionalização ocorreram as primeiras conversas entre os diretores.

Obs.: Como a autorização para a transferência da verba do Banco do Brasil para o Banco Itaú só ocorreu no início de janeiro/2020, portanto após a realização do Bazar de Natal, a rubrica referente a Correio ficou transferida para um mês futuro.
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METAS DO MÊS
1 – Captação e Divulgação
– reuniões internas do técnico com a Coordenação e a Secretária para ambientação do mesmo sobre os assuntos internos.
– estudos para adequar o Site para exibição correta em celulares e outras modificações
– integração do Técnico com a Voluntária que já desenvolve trabalhos de divulgação nas redes sociais

2 - Site
– estudos para adequar o Site para exibição correta em celulares e outras modificações

3 - Relacionamento
– inclusão do grupo de instrutores no processo de comunicação
– redigir e encaminhar boletim com informações sobre eventos e programações para o 1º Semestre de 2020

4 - Profissionalização
– primeiras discussões sobre a questão do planejamento formal
RELATÓRIO
No mês de janeiro ocorreram as férias coletivas, exceto da Secretária que manteve a entidade aberta.
Nesse período permaneceu em atividade o técnico contratado pelo projeto que em conjunto com o Diretor Secretário desenvolveu as atividades ligadas ao site e aos cadastro de artesãos (os atendidos) e de comunicação.
No dia 27 as componentes da coordenação técnica iniciaram reuniões de planejamento e, em continuidade reuniram-se com os instrutores para o planejamento das atividades individuais dos artesãos (fotos).
A foto acima mostra uma reunião do grupo de Coordenação psicopedagógica da Alternativa onde, além da programação individual dos atendidos (artesãos), também se discutiu as metas do projeto "Sentir-se Útil".
Quanto ao site, além da atualização desta página, avançou-se nos trabalhos para a inclusão do botão Paypal que permitirá obtenção de donativos do exterior, como previsto no projeto, pela criação (já efetivada) do vídeo em alemão a ser enviado a contatos na Alemanha.
São inúmeras as exigências, oque atrasa a finalização desse trabalho.
Também foi concluído, com auxílio da Secretária, o cadastro dos artesãos e responsáveis (Ver cópia do formulário abaixo).
Ainda no que se refere aos contatos, foi feito o registro da Alternativa no site Techsoup que faz doações de softwares para entidades filantrópicas.
Também adiantou-se a conclusão do cadastro de contatos com a qualificação individual de cada pessoa em função do tipo de relacionamento com a entidade.
Ficou claro que a previsão de preparação de um boletim em tão exíguo tempo foi muito otimista e essa emissão acabou passando para o mês fevereiro.
As conversas quanto às possíveis adaptações administrativas continuam, entretanto, estando a atual diretoria em fim de mandato, as conclusões serão apresentadas á nova diretoria como contribuição.
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METAS DO MÊS
OBSERVAÇÃO: As metas a seguir são válida para os próximos meses:
Como consequência das reuniões preliminares, a continuidade dos trabalhos normais passa a ter também uma atenção de cada um dos instrutores e coordenadores visando o processo de sistematização do atendimento.

1 – Captação e Divulgação
– início de um processo mais sistemático de contatos
– criação e impressão do folheto de divulgação do Bazar de Dia das Mães

2 – Site
- continuação dos procedimentos de adaptação do site e contatos via redes sociais

3 – Comunicação e atendimento
– reuniões com o corpo técnico para avaliar a viabilidade de uma sistemática de planejamento e acompanhamento dos trabalhos de artesãos
- idem relativamente ao atendimento a Responsáveis
- preparação da prestação de contas do primeiro trimestre deste projeto

4 - Profissionalização
– continuação das discussões sobre o tema.
RELATÓRIO
Atualização do cadastro da Alternativa no site do IPEA (Mapa das Organizações da Sociedade Civil) chegou a mais de 75% faltando alguns dados institucionais.
Enviados os dados para o site da Empresa TECHSOUP, aguardando retorno.
Documentos para a inclusão do botão Paypal enviados. Aguardando retorno.
Criados os novos e-mails da entidade.
Implantado na rede interna o cadastro de artesãos e responsáveis.
Manutenção e atualização do site.
Divulgação do evento "Sarau", realizado em restaurante com couvert artístico em benefício da Alternativa, em convênio com o restaurante e como uma ação benemérita do conjunto musical, a ser realizado no início de março.
O técnico contratado também realizou trabalhos de manutenção de computadores, tanto no que se referiu ao hardware, quanto ao software, eliminando um custo adicional de contratação de serviços externos.
Obs.: Quanto à aplicação financeira do saldo da verba, adotamos a aplicação automática uma vez que o rendimento não é significativamente inferior ao das aplicações de renda fixa e, por outro lado tem liquidez imediata.
Dentro do previsto no projeto foi criado um novo produto (um cachepot de madeira), conforme indica a foto ao lado, sempre lembrando que toda a manufatura é realizada pelos nossos atendidos, os artesãos.
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SEGUNDO TRIMESTRE

Março/2020 a maio/2020
As metas para os três meses deste Segundo Trimestre são recorrentes, por se tratarem de uma continuação dos trabalhos preparados durante o Primeiro Trimestre.
Assim elas são explicitadas neste ponto referindo-se a todos os meses.
METAS DO SEGUNDO TRIMESTRE
1 – Captação e divulgação
– preparo de um Sarau beneficente em restaurante ou equivalente, com cobrança de couvert artístico;
- realização do 17º Bazar do Dia das Mães;
- planejamento de um ou dois almoços temáticos para o primeiro semestre de 2020, cuja realização depende da disponibilidade dos voluntários que se dedicam a essa atividade;
- criação de um pequeno folheto de divulgação da Alternativa;

2 – Site e comunicações
- finalização das alterações e adaptações do Site e recomposição das páginas;
- adequação do site para inclusão de textos, e eventualmente vídeos, de divulgação dos trabalhos da alternativa para download;
- manutenção das informações expostas no site, sobre este projeto.

3 - Atendimento
– criação de três novos produtos;
- atualização do catálogo de produtos.

4 – Profissionalização
- estudos sobre o Estatuto para preparar a Alternativa para eventualmente ser uma OSCIP;
- estudos sobre a criação de normas internas.

Metas Gerais
– novos contatos com entidades promotoras de captação de recursos;
– novos contatos com as áreas sociais de empresas;
– e-mails para o público cativo (pessoas cadastradas) mantendo o relacionamento com notícias e convites;
– prosseguimento dos trabalhos com os artesãos e elaboração de relatório sobre as observações feitas;
– prosseguimento dos trabalhos junto às famílias e responsáveis.
RELATÓRIO
As atividades do mês de março iniciaram normalmente uma vez que as consequências da crise de saúde ainda não tinham se apresentado tão graves.
Na segunda quinzena do mês, entretanto, a coordenação juntamente com a Diretoria da Associação em reunião decidiu interromper o atendimento presencial aos artesãos como proteção a eles e aos colaboradores, instrutores e voluntários.
Passou-se a desenvolver ações de apoio, particularmente às famílias mais carentes.

Foi publicado no site um texto específico sobre o Coronavírus em estilo simples, mas preciso.
Foram também disponibilizados endereços telefônicos para que as famílias pudessem se comunicar para tirar dúvidas e fazer consultas sobre comportamento.
Foi realizado o Sarau com uma boa frequência, mas devido à quetão da saúde foram cancelados os demais projetos para arrecadação de recursos o que tornou a situação financeira ainda mais crítica.

Por razões técnicas foi substituído o Assistente Técnico identificado como "1" na tabela por um analista de sistemas com formação sólida.
As atividades dos instrutores, da coordenação, dos assistentes técnicos contratados, bem como da Diretoria (não remunerada) passaram a ser na forma "home-office" e permanecem assim.

No campo da Informática foi liberado o direito de solicitar softwares sem custo na entidade Techsoup, foram incluídos mais dados no site governamental IPEA (Mapa das OSC's), avançou-se na tentativa de ativar o botão Pay Pal no site.
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RELATÓRIO
Considerando que os eventos importantes que ocorrem neste mês de abril (almoços com Bingo) e principalmente o evento de Maio (Bazar do Dia das Mães) foram cancelados, as verbas deste projeto significam uma ajuda imprescindível para que a entidade possa ainda fazer pagamentos a seus empregados.

Em abril fomos, portanto, obrigados a dar continuidade ao projeto uma vez que um de seus objetivos é promover a viabilização financeira da Associação.
Acreça-se a isso o fato de que os atendidos pela Associação, deficientes intelectuais, e seus familiares, uma porcentagem significativa de pessoas humildes, necessitam de maior apoio particularmente numa situação de exceção como a que nos encontramos.

Os instrutores e a coordenação da Alternativa permanecem sugerindo atividades para os atendidos, os artesãos, que dadas suas características de síndrome sofrem ainda mais com o confinamento, indispensável mas penoso.

Foi criado um Grupo interno no WhatsApp, uma vez que praticamente todos os artesãos usam essa ferramenta de comunicação. Inseridos nesse grupo os instrutores estão passando sugestões de atividades para que os artesãos se ocupem em casa.

Inicialmente foram disponibilizados 2 números de telefone para os artesãos entrarem em contato com os instrutores e, com esse grupo, o processo de contatos ficou muito bem ajustado e os artesãos não deixam de utilizar esses serviços.
Foi feito também um vídeo para o Facebook com atividades com plantas criado pela auxiliar Técnica indicada como "2" e apresentado pela Supervisora Psicopedagógica.

Prosseguiram os trabalhos para adequar o site para ter uma visão adequada em celulares e Ipads (Auxiliar Técnico 1).

Conseguiu-se, assim, incluir finalmente no site o botão DOAR do PayPal, com abrangência nacional e internacional.

Na segunda quinzena a Alternativa recebeu como doação do Instituto Olga Koss, com quem mantém convênio de prestação de serviços pelo Instituto, cestas básicas e vales refeições. Para distribuí-las às famílias dos artesãos foram feitos plantões na sede da Associação para que retirassem estas cestas, por sinal, para muitos deles, em momento muito oportuno.
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RELATÓRIO
Como primeira consideração, sendo este o último mês do projeto, é importante lembrar que os objetivos básicos deste Projeto foram: iniciar um processo de viabilização financeira de nossa entidade, atualizar o relacionamento com pais e responsáveis pelos atendidos, e com os próprios atendidos (os nossos artesãos) e com amigos da entidade. Neste sentido decidimos prosseguir com as atividades do Projeto, após o início da crise de saúde, no regime de home office, pois uma interrupção nas atividades nos levaria a um processo de regressão dos pontos então atingidos.

Importante frisar também que a maioria absoluta de nossos instrutores já passaram dos 60 anos de idade.

Levando em conta que uma significativa parcela dos nossos atendidos pertence às classes menos favorecidas, era nossa obrigação permanecer prestando assistência, atendendo a demandas e pedidos de orientações, além de veicular textos esclarecedores como o que inserimos sobre o Coronavírus na primeira página do site, além de orientações de comportamento de higiene e relacionamento e sugestões de atividades.

A atuação nas redes sociais continuou ativa na busca por contribuições e a atualização no que se referiu ao site, ao Mapa das OSC’s do IPEA, ao cadastro interno e ao cadastro de contatos, foi efetivada pelos 2 auxiliares contratados pelo projeto.

Como apoio aos artesãos, criamos um Grupo no WhatsApp, já que, apesar de boa parte dos deles pertencer a classes menos favorecidas, praticamente todos, senão todos, dispõem de celulares.
Nesse grupo os artesãos se comunicaram diariamente, diminuindo a tensão resultante do confinamento, os instrutores passaram atividades, promoveram comemorações de aniversários, etc., lembrando que atendemos jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual que, apesar de não terem realizado atividades artesanais, foram mantidos em atividade.

Infelizmente tivemos perdas de receitas por não podermos realizar os eventos beneficentes, como almoços e particularmente o Bazar do Dia das Mães, fonte importante de recursos, além do fato de que alguns colaboradores deixaram de fazer ou diminuíram suas doações e, nesse sentido, o aporte dos valores previstos no Projeto foram determinantes para um prolongamento provisório (já que se encerra este mês) do equilíbrio delicado da situação financeira da entidade.

Esta página de divulgação do Projeto “Sentir-se Útil” e da prestação de contas do mesmo obedece ao que determina a Lei e temos a certeza de que a Alternativa cumpriu em sua totalidade os objetivos e metas previstas.

Ao término desse projeto temos a obrigação de explicitar e agradecer pela permanente atenção que nos foi dada pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania tanto por sua direção quanto por seus funcionários, que se mostraram pacientes, compreensivos e disponíveis no atendimento às ossas dúvidas e demandas.
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