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"SENTIR-SE ÚTIL"

TFM/073/2019/SMDHC/GAB

Aviso: versões nem sempre exatas.
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Projeto "SENTIR-SE ÚTIL"

Recursos decorrentes da verba parlamentar aprovada pela Vereadora Janaina Lima (NOVO).
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Identificação

O objetivo operacional da entidade é proporcionar ao jovem, ao adulto e ao idoso uma vivência dinâmica com a percepção de sua capacidade de produzir e interagir socialmente na família, no grupo de trabalho e em ambientes sociais.

O objetivo básico do projeto “Sentir-se Útil” é, dentro das limitações da verba liberada, revitalizar a instituição buscando atingir, a médio prazo, sua autossuficiência econômica e condições adequadas de trabalho garantindo um atendimento contínuo de mais pessoas com deficiência intelectual.
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PRIMEIRO TRIMESTRE

Dezembro/2019 a fevereiro/2020
METAS DO MÊS
1 – Captação e divulgação.
- Recrutar um Técnico Administrativo.
- Iniciar uma rotina de interação do Técnico com os instrutores e artesão
– pesquisar opções para a captação de recursos.
- preparar vídeo para captação de recursos no exterior (Alemanha) e divulgação deste vídeo por meio eletrônico com texto vertido para o alemão.
- estudos sobre compensações (brindes físicos ou digitais) para doadores.

2 – Site e comunicações.
– avaliar e iníciar adaptação do Site.
- integrar os serviços de comunicação via redes sociais.

3 - Relacionamento.
– coletar os dados e criar o cadastro de familiares e responsáveis para agilizar as comunicações gerais ou particulares.
– preparar e enviar um primeiro boletim destinado aos Responsáveis informando sobre a próxima programação de datas.

4 - Profissionalização.
- primeiros estudos sobre sistematização dos controles e registros das atividades (definição de funções e responsabilidades) e sobre a criação de um organograma básico.
RELATÓRIO
Apesar de o contrato referente ao projeto ter sido assinado no dia 21 de novembro, para início em 1º de dezembro, devido a problemas com a conta do Banco do Brasil o depósito da verba só foi feito no dia 16/12/2019.

As tratativas em torno deste depósito e outros detalhes ocuparam uma parte significativa do tempo do Representante da Alternativa junto ao projeto (Mario Rossetto), bem assim o da Responsável Técnica (Sra. Cida), prejudicando bastante a realização de algumas ações previstas para o primeiro mês.
Foi realizado o Bazar de Natal.

A contratação dos técnicos para cuidar dos assuntos ligados ao Site e às redes sociais, bem como controle dos projetos, foi feita no dia 1º de dezembro, iniciando-se suas integrações com a equipe e os artesãos.

O primeiro adiantou contatos que estavam pendentes (como o cadastro no IPEA) e iniciou alguns novos (PayPal e Techsoup). A segunda inteirou-se dos contratos com a PMSP.

O site foi atualizado, iniciando a construção desta página de divulgação do projeto.

Foi esquematizado o cadastro interno de dados sobre artesãos e Responsáveis para sua elaboração no mês de fevereiro (devido às férias de janeiro de parte da equipe).
Também, devido aos atrasos acima referidos, postergou-se para fevereiro a remessa das primeiras comunicações tanto para os Responsáveis quanto para o chamado "público cativo" (pessoas que já tiveram contato direto com a Alternativa em algum momento.

Quanto a questão da profissionalização ocorreram as primeiras conversas entre os diretores.

Obs.: Como a autorização para atransferência da verba do Banco do Brasil para o Banco Itaú so ocorreu no início de janeiro/2020, portanto após a realização do Bazar de Natal, a rubrica referente a Correio ficou transferida para um mês futuro.
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METAS DO MÊS
1 – Captação e Divulgação
– reuniões internas do técnico com a Coordenação e a Secretária para ambientação do mesmo sobre os assuntos internos.
– estudos para adequar o Site para exibição correta em celulares e outras modificações
– integração do Técnico com a Voluntária que já desenvolve trabalhos de divulgação nas redes sociais

2 - Site
– estudos para adequar o Site para exibição correta em celulares e outras modificações

3 - Relacionamento
– inclusão do grupo de instrutores no processo de comunicação
– redigir e encaminhar boletim com informações sobre eventos e programações para o 1º Semestre de 2020

4 - Profissionalização
– primeiras discussões sobre a questão do planejamento formal
RELATÓRIO
No mês de janeiro ocorreram as férias coletivas, exceto da Secretária que manteve a entidade aberta.
Nesse período permaneceu em atividade o técnico contratado pelo projeto que em conjunto com o Diretor Secretário desenvolveu as atividades ligadas ao site e aos cadastro de artesãos (os atendidos) e de comunicação.
No dia 27 as componentes da coordenação técnica iniciaram reuniões de planejamento e, em continuidade reuniram-se com os instrutores para o planejamento das atividades individuais dos artesãos (fotos).
Quanto ao site, além da atualização desta página, avançou-se nos trabalhos para a inclusão do botão Paypal que permitirá obtenção de donativos do exterior, como previsto no projeto, pela criação (já efetivada) do vídeo em alemão a ser enviado a contatos na Alemanha.
São inúmeras as exigências, oque atrasa a finalização desse trabalho.
Também foi concluído, com auxílio da Secretária, o cadastro dos artesãos e responsáveis (Ver cópia do formulário abaixo).
Ainda no que se refere aos contatos, foi feito o registro da Alternativa no site Techsoup que faz doações de softwares para entidades filantrópicas.
Também adiantou-se a conclusão do cadastro de contatos com a qualificação individual de cada pessoa em função do tipo de relacionamento com a entidade.
Ficou claro que a previsão de emissão de um boletim em tão exíguo tempo foi muito otimista e essa emissão acabou passando para um mês posterior.
As conversas quanto às possíveis adaptações administrativas continuam, entretanto, estando a atual diretoria em fim de mandato, as conclusões serão apresentadas á nova diretoria como contribuição.
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METAS DO MÊS
OBSERVAÇÃO: As metas a seguir são válida para os próximos meses:
Como consequência das reuniões preliminares, a continuidade dos trabalhos normais passa a ter também uma atenção de cada um dos instrutores e coordenadores visando o processo de sistematização do atendimento.

1 – Captação e Divulgação
– início de um processo mais sistemático de contatos
– criação e impressão do folheto de divulgação do Bazar de Dia das Mães

2 – Site
- continuação dos procedimentos de adaptação do site e contatos via redes sociais

3 – Comunicação e atendimento
– reuniões com o corpo técnico para avaliar a viabilidade de uma sistemática de planejamento e acompanhamento dos trabalhos de artesãos
- idem relativamente ao atendimento a Responsáveis
- preparação da prestação de contas do primeiro trimestre deste projeto

4 - Profissionalização
– continuação das discussões sobre o tema.
RELATÓRIO
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SEGUNDO TRIMESTRE

Março/2020 a maio/2020